Bates Motel - resenha da Primeira Temporada e como baixar.



 OI GALERO! Essa semana eu passei pela famosa bad, o que resultou em? Isso mesmo, maratona de séries. Dessa vez, Bates Motel!

-
 Fugindo um pouco do título, se torna curioso que minha última postagem tenha sido feita há exatamente um ano atrás, que se referiu ao dia mundial de prevenção ao suicídio, e você pode lê-la clicando "aqui"
 Chega a ser difícil falar sobre a série, mas vamos lá... a não ser que você não tenha problema com tabus, você não deve assistir Bates Motel. Eu, particularmente, não gosto muito de assistir séries/filmes lançadas antes de 2010, e até 2012 eu ainda tenho um certo preconceito, por questão de qualidade de imagem e áudio, então, vou passar a ficha técnica pra quem se interessar. E pra quem não se interessar, só pulem os pontinhos e partam pra leitura.

PRIMEIRA TEMPORADA

  • Titulo original : Bates Motel
  • Lançamento: 2013
  • Gênero: Suspense, Drama
  • Nota IMDB: 8/10

TRAILER:

 Eu vou citar alguns termos que podem confundir a leitura de início, mas irei negritá-los e, no próximo parágrafo, vou explicá-los. A primeira curiosidade, é que o produtor, é o mesmo de LOST, logo, esperem um efeito dominó. Quando eu comecei a ver a primeira temporada, eu esperei muito que eu estivesse errado em associar a relação entre os protagonistas ao Complexo de Édipo, mas ao chegar na terceira temporada, não tive mais dúvidas. A segunda curiosidade, é que foi baseada em Psicose, um filme dos anos 60 estreado no Universal Channel, e isso comprovou AINDA mais a minha teoria. Por que?
Norman Bates  (Foto: .)
Ambos são Norman Bates. À esquerda, representado por Freddie Highmore(Bates Motel), à direita, por Anthony Perkins(Psicose)
 Quando eu comecei a adentrar o estudo de Psicologia, um dos primeiros(se não o primeiro) termo que eu ouvi, foi psicose. Até dois séculos atrás, as pessoas supunham que existiam sim doenças não-físicas, capazes de alterar o comportamento humano, mas não tinham bases o suficiente para defini-las, tampouco estudo o suficiente para tratá-las, até que nosso não-tão-querido Freud(até então, estudante de medicina) passou a documentar estudos para entender os casos mais sérios e perceptíveis. Até esse momento, qualquer transtorno mental que alterasse a qualidade de vida de alguém visivelmente, era chamado de psicose. No final de cada episódio, uma breve mensagem diz que a série foi baseada no filme, e inclusive, mantêm o nome dos protagonistas. Um dos feitos mais criticados, e ao mesmo tempo mais conhecidos de Freud, é a descoberta do Complexo de Édipo. Esse complexo consiste em, inicialmente, uma disputa entre duas pessoas do mesmo sexo pela atenção de uma pessoa do sexo oposto, e à sexualização desse mesmo caso. A crítica dessa proposta, é a suposição de que, num exemplo, a primeira influência sexual do homem é a mãe, e o primeiro desejo de morte pelo homem, é o pai. Qual a relação de Bates Motel com isso? Continue lendo.
 Num primeiro momento, um acidente na garagem ocorre, onde aparentemente uma estante de ferro cai sobre a cabeça do pai de Norman, que acorda, vai para o local, vê a cena, e se desespera, começando a gritar pela mãe(que está no banho) e a chorar. Após seis meses, Norma Bates(representada por Vera Farmiga) compra um Motel(o que me confundiu, pois Motel nos EUA é como Hotel no BR, mas na tradução, eles mantiveram a palavra Motel durante os diálogos) em uma cidadela chamada Baía de White Pine(White Pine Bay). Tudo parece dar certo, Norman faz amizade com uma menina que tem fibrose cística(Emma), com sua professora de literatura, e com a garota mais bonita e popular da escola, mesmo sendo tímido e sem malícias. Ao meio da noite, Norman é chamado para estudar pela garota(Bradley Martin) e seu grupo, e realmente acredita que o objetivo é o estudo. Sua mãe não o autoriza, e então ele foge, e descobre que a real intenção, era uma festa pelo primeiro dia de aula. Ele passa a criar simpatia por Bradley, mas logo nota que, apesar de ela o achar interessante e demonstrar certa tensão sexual, a loira tem um namorado. Norman acaba por se sentir deslocado e voltar para casa, e se depara com um homem estuprando sua mãe. Ele pega o calço da porta, bate-o na cabeça do estuprador(antigo dono do Motel, que perdeu a propriedade para o banco), e chama a polícia. Quando volta para a sala, após destrancar sua mãe das algemas em que o homem a havia colocado, se depara com sua figura materna esfaqueando o invasor de sua casa, e então eles levam o corpo até o porto, pegam uma canoa, e jogam-o na água. Em uma visita que Emma fez à casa de Norman para um trabalho de literatura, ela acaba por ver um caderninho com desenhos que o garoto escondeu quando removeu com sua mãe os carpetes do Motel pelas manchas de sangue. O caderno tinha imagens de garotas algemadas, sendo drogadas, e mantidas em cativeiro. Todos os fatos desse parágrafo, definem as histórias que formarão a trama da primeira temporada.
 Após essas duas mortes(do pai e do estuprador), acaba acontecendo uma terceira morte, que é a de um dos detetives que investigou a morte de Keith Summers(ex-dono do Motel). O Detetive Shelby dormia com a mãe de Norman(que demonstra repúdio por ele o tempo todo), pois ele achou o cinto de Keith no quarto de Norman, e Norma(a mãe) quis recuperar o cinto usando suas saídas com o homem para tentar pegar o item. Norman e Emma descobrem que ele está envolvido com o caderno, e que existe um comércio de escravas sexuais asiáticas na cidade, e Shelby mantém uma delas em seu porão. Quando a mãe de Norman descobre que os adolescentes conseguirem libertar e esconder a asiática no Motel, Shelby acaba por entrar justamente no quarto onde a garota está. Um tiroteio acontece e, Dylan, irmão mais velho de Norman, mata Shelby por tentar matar sua família pela informação confidencial. Dylan descobre dentre os fatos ocorridos, que, na verdade, Norman assassinou seu pai em um acesso de raiva em que o homem tentou violentar sua mãe, mas o menor não tem lembrança alguma disso.
 Por fim, um baile de inverno acontece, e Norman chama Emma para acompanhá-lo, já que pegou Emma olhando para o anúncio do evento. Emma fica irritada, pois Norman não para de olhar para Bradley e seu namorado, então vai embora. Norman decide ir também, mas ela não aceita sua companhia. O namorado de Bradley chama-o para fora e lhe dá socos, o protagonista vai embora na chuva.

Emma calls Norman out
Norman e Emma no foco, Norman olhando para Bradley e seu namorado presentes no desfoque
 A professora de Norman oferece-o uma carona, pedindo para que antes ele passasse na casa da senhorita para que ela cuidasse dos machucados presentes no rosto do menino, e depois que ela retira a maior parte do sangue, decide trocar de roupa para levá-lo para casa, mas nesse ato, Mrs. Watson deixa a porta aberta, e Norman alucina que sua mãe está repreendendo-o por estar olhando sua professora trocar de roupa, e reprendendo a professora por deixar a porta aberta. Ela diz que Norman sabe que ela não é decente, e sabe o que deve fazer, no resultado disso, Norman perde a consciência e vai para casa correndo. N'outro dia, a morte da professora de literatura é anunciada.
 O Complexo de Édipo pode ser visto de ângulos fáceis. Norman tem um padrão de violência concentrado do pescoço pra cima, e, inclusive, quase mata o irmão com um amassador de metal quando o irmão começou a se aproximar mais de sua mãe. A violência pelos homens que "competem" pela atenção de sua figura materna é frequente e padronizada. E por um ângulo pouco difícil de ser notado, o transtorno mental de Norman é tão forte, que o desejo sexual reprimido que ele sente pela mãe, acaba por resultar em pensamentos de assassinato em relação às mulheres com quem ele tem relações sexuais. Tanto é, que Norman nunca pensa em violentar Emma, mesmo que a relação entre os dois seja estável.

PERDÃO PELO TAMANHO DA RESENHA, e muito obrigado por lerem até o final.
Eu baixei a série em TORRENT(uma ferramenta de download que agiliza o processo de baixar mídias) pelo site Comando Filmes(clique). O botão de download está ABAIXO DO TRAILER.

Eu terminei de assistir até a terceira temporada, e talvez faça a resenha da segunda e da terceira. Comentem a postagem, isso ajuda bastante, e até a próxima <3

0 comentários:

Postar um comentário