PS:PapoSério #1- Acenda uma vela

Hoje é o dia mundial de prevenção ao suicídio, me desculpe por postar isso 13 minutos antes de ele acabar.



 Quem me conhece um pouco além da superficialidade, ou até quem me acompanha a mais de dois anos na minha vida, sabe que muitos amigos meus morreram e tal. Dia 23 de agosto, mais um foi embora, e eu quero dizer uma coisa: Saber que uma pessoa tirou a própria vida, NÃO DÓI MENOS do que saber que alguém perdeu a vida por um acidente ou etc. Sendo um ou outro, você sabe que nunca mais vai causar um sorriso naquela pessoa, apesar de que quando você se lembrar de alguns momentos com ela, ela ainda vai causar um sorriso - doloroso - em você.

*Aos pais -

É quase impossível, o dia a dia de você é muito corrido, muita pressão no trabalho, e você acaba por achar que tudo o que o seu filho é, é o que você enxerga em casa. Vocês acabam, sem querer, esquecendo que, enquanto vocês trabalham, eles ainda existem. Que às vezes, vocês lidam com desconhecidos que te extressam, mas o seu filho na escola, lida com conhecidos que podem julgá-lo, e ser julgado por alguém que conhece você, é bem pior do que ser julgado por alguém que não sabe de nada na sua vida. Vale a pena perder aqueles 3 segundos em que você poderia dizer "Filho, vamos tomar café juntos?" pra brigar com um "VOCÊ NEM COME NADA!"? Você acha que vale a pena perder ainda mais o contato com o seu filho além de perder pra sempre a chance de saber se a falta de alimentação dele é algo psicológico? O seu filho só vai te contar o que aconteceu, se você falar manso antes, tentar antes, se aproximar antes, e só gritar se ele estiver errado. Não brigue com seu filho por algo que você nem sequer sabe o motivo. Tudo tem um motivo.

*Aos filhos -

Se você não tem pais, aplique tudo o que eu vou dizer ao responsável por você.
Irônico usar quase o mesmo argumento, mas às vezes, vocês, por serem filhos, vão ter que aprender a relevar. Quando vocês nasceram, geraram despesas, e com o tempo, cresceram, acabaram por esquecer que você que ainda mora com seus pais, gera despesas até hoje. Já parou pra fazer a conta? Não, eu não to colocando a culpa do estresse do seus pais no valor material que vocês praticamente exigem deles, e sim tentando explicar que, pra você estar aí, algum dinheiro saiu. Pra você ter comida no prato, algum dinheiro saiu. E mesmo com pressão no trabalho, chefe descontando a raiva nos seus pais, cliente chato, falta de dinheiro, o AMOR dos seus pais, faz com que eles nunca tenham pensado em parar de te sustentar. Seus pais brigam contigo? Bom, ninguém briga sozinho. Eu sei que é difícil segurar o tom de voz. Quem me conhece sabe que eu sou o menos apropriado pra falar de evitar uma briga, mas quando seus pais brigarem, antes de se irritar pelo volume da voz, escute as palavras dele. Será que você está mesmo certo? Se estiver, tente três vezes resolver em tom de voz baixo, seu responsável vai se sentir um lixo por ver que criou alguém tão bem, que não precisa resolver nada na base da briga, e se ele não baixar o tom de voz com você nessas três vezes, entendo que você queira gritar de volta. Até por quê eu grito. O ponto o qual eu quero chegar é; alguém te ama. Mas você já falou pra esse alguém que você ama ele hoje?

*Aos amigos/família/companheirxs -

 Sua religião, sexualidade, gênero, estilo musical, faculdade dos sonhos NÃO PRECISAM interferir na sua relação. Você tem que saber filtrar. Você não é obrigado a ser cristão(e pra quem não sabe, catolicismo, espiritismo, e tudo o que tem jesus cristo no meio, são subreligiões pertencentes à religião denominada cristianismo. Não deixe uma subreligião abalar algo que te faz sentir bem, afinal, não é pra isso que a religião deveria servir?), não precisa ser gay pra aceitar alguém que é(não tem NADA de errado em ser simpatizante, e é melhor amar alguém do mesmo sexo que não saber amar), não precisa deixar de conversar com alguém só por quê não é homem ou mulher(sério, gente? Tipo, sério?), não precisa ouvir funk/rock(não gosto muito de funk, mas juro que se for pensar só na batida, é melhor do que muita música sem melodia/gosto de rock alternativo, pois pelo que vejo, alguns dos outros subgêneros do rock só tem vocal e o instrumental é clichê), e pelo amor de qualquer coisa, NÃO IMPORTA SE VOCÊ É DE HUMANAS OU DE EXATAS(EXATAS CONTA AS MIÇANGA, HUMANAS CONTA AS MIÇANGA E CABÔ).
 O suicídio de um amigo seu pode acontecer um pouco depois de uma briga entre vocês e você nunca vai ter a oportunidade de pedir desculpa. Vale também pra qualquer parente, namorado, namorada, colega de classe, de trabalho, o importante é que você respeite. Viu que as opiniões são diferentes e quer discutir(lembrando que discutir é só mostrar as opiniões e teses pra cada assunto)? Discuta sem aumentar o tom de voz. Viu que se continuarem vão brigar? Diz que entende o ponto de vista do outro mas vai continuar com o seu.

*Aos que estão lendo isso -

 Eu posso ser alguém que você nunca conversou ou que você conversa bastante, mas se você estiver passando por um momento difícil, PODE ME CHAMAR PRA CONVERSAR. E pode ser no facebook SIM.

#diamundialdeprevençãoaosuicidio #worldsuicidepreventionday #lighacandle #acendaumavela

0 comentários:

Postar um comentário